T.O.P.S.T.A.R.

Deco, Kaká, Riquelme, Kun Agüero, Beckham, Ronaldinho, Drogba, Cristiano Ronaldo, Torres, Schweinsteiger, Van Nistelrooy. Tantos nomes, lendas do futebol mundial. Jogam nas melhores equipes do mundo, são patrocinados pelas maiores marcas, mas nem todos são grandes estrelas. Como assim? Todos estes jogadores, mais os outros vários sempre evidentes na mídia não são “topstars”? Não. Vejamos ao analisar letra a letra (em inglês) o que é preciso para um jogador ser um “topstar”!

T.O.P.S.T.A.R.

De acordo com estudiosos da gestão e comunicação no esporte, T: team. O: off-field life. P: physical characteristics. S: success. T: transferability. A: age. R: reputation.

Um atleta, para ser uma grande estrela precisa ter ao seu lado, uma grande equipe ou um retrospecto na carreira de grandes equipes. Uma vida de celebridade, conciliada com a vida familiar. Cortes de cabelo modernos e tatuagens chamam a atenção dos mais jovens, mas mais das mais jovens. Sucesso traduz-se em palmarés, em títulos conquistados. A idade reflete em quanto a marca do jogador ainda pode ser trabalhada (os mais jovens são mais próximos do público da mesma idade, com poder de consumo). Reputação entende-se pelo jogo limpo e relacionamento com o público.

cristiano-ronaldo_2755459b

Cristiano Ronaldo (Fonte: uefa.com)

Vejamos três casos: David Beckham, Cristiano Ronaldo e Kaká. Muitos diriam que os 3 são “topstars”, que todos encaixam-se nas categorias acima citadas. Não. Falta para Kaká o corte de cabelo e quiçá as tatuagens (transferência) para fazer dele um “topstar”, algo que o aproxime do público ou de um nicho mais específico de torcedores.

beckhambrooklyng

Beckham com o filho em jogo dos LA Lakers (Fonte: France Presse)

Beckham, por sua vez, preenche todos estes requisitos. O casamento com Victoria, ex-Spice Girl, o nascimento dos filhos e a manutenção deste casamento valorizou ainda mais a sua “marca”. Vê-se um Beckham zeloso com os filhos e a mulher em público. O seu estilo de penteado mais as várias tatuagens pelo corpo contribuem para a imagem dele, assim como o relacionamento com os fãs, os idiomas que ele fala e pelo esforço que fez em falar castelhano quando jogou em Madri. Características que contam, que cativam, além de ainda ser jovem e possuir um peculiar estilo de jogo combinado com um jogo limpo e disciplinado.

esportes-fut-ccamp-kaka-bem

Kaká: popular, mas não “topstar” (Fonte: acmilan.com)

É polêmico, muitos não vão concordar com esses pontos, no entanto em geral se aplicam. Ayrton Senna, Niki Lauda, Kelly Slater, Teofilo Stevenson, Muhammad Ali, Mark Spitz e Magic Johnson são exemplos em outras modalidades. Dos que foram citados acima, Cristiano Ronaldo e Beckham certamente preenchem os requisitos de T.O.P.S.T.A.R..

2 Responses to “T.O.P.S.T.A.R.”


  1. 1 karla 21/11/2008 às 8:58 pm

    o kaka é o kara!!!
    tiro a chapel


  1. 1 Reputação « O Esporte e o Mundo Trackback em 16/02/2011 às 7:06 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,532 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: