Palavras que Valem

Um dos trabalhos de conclusão de curso dos meus alunos é sobre o “media training”, que consiste em a pessoa ser treinada e preparada para poder se comportar diante da imprensa e perante um público que o acompanhará. Deve ter cuidados com a postura, com as palavras, com o traje e com o olhar. Deve estar pronto para quaisquer perguntas e responder o suficiente para sanar a dúvida do entrevistador. Sem rodeios, sem vícios de linguagem, objetivo.

Atualmente o media training é muito comum no meio esportivo, afinal o esporte está cada vez mais profissional e movimenta muito dinheiro. Os atletas e dirigentes representam uma instituição e em função disso conferirão, através das suas condutas e das suas palavras, a imagem desta instituição. Quanto mais ela se preserva e prepara os seus profissionais para as situações de exposição pública, melhor a sua marca fica conhecida no mercado. Entretanto se o atleta dá entrevistas de brinco, chinelo e camiseta regata – como acontece em muitos casos -, a última imagem que o público terá da instituição será o de profissionalismo.

Dessa maneira percebe-se o porquê de clubes estrangeiros de futebol preferirem muito mais argentinos a brasileiros. Profissionalismo. Com raríssimas exceções (Tevez), o argentino sabe falar muito melhor que o brasileiro. É pouco comum vermos argentinos, uruguaios e paraguaios perderem-se em festas e bebidas, ao contrário dos brasileiros. Enquanto em muitos casos os demais Sul-Americanos esforçam-se a falar a língua do País local, o brasileiro tem tradutor e outros serviços, “cheio de quereres”, como diria meu amigo Luizão. Recentemente via um programa de entrevistas na Fox Sports Argentina, bem descontraído. O entrevistado no estúdio: um jovem goleiro do All Boys, da 1ª divisão local. All Boys, pessoal, All Boys! Com o merecido respeito, mas alguém que não fanático conhece os All Boys? Ora, eu não sabia distingui-lo (o goleiro) dos apresentadores, tamanha a desenvoltura do atleta. No Brasil isso é bem menos possível.

Não venham com a desculpa sobre a origem socioeconômica do atleta. Lá eles também vêm em sua maioria de condições bem humildes.

É preciso refletir sobre isso, afinal as palavras valem milhões e são capazes de construir a imagem de uma organização.

No entanto eu não queria dizer isso: media training para atletas no Brasil é indicador de subdesenvolvimento. Significa um esforço em preparar o atleta para vendê-lo a um mercado mais rico e que gerará mais rendimentos para a instituição aqui no Brasil, já que não consegue através de outras maneiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.768 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: