Recentemente vi no Lance! um anúncio da Traffic, organizadora da Copa América, que agradecia aos patrocinadores pela melhor Copa América da história. Ao contrário do que a grande imprensa vem dizendo, tem sido realmente a melhor edição do torneio, tanto em termos desportivos quanto de negócios.
Cá entre nós, não há tantos jogos na Copa América. Quatro cidades da Argentina – no máximo – seriam suficientes para todo o torneio. De cara contamos estas 3 cidades: Buenos Aires, Rosário, Córdoba e La Plata. No entanto, fizeram diferente: colocaram jogos em Salta, Jujuy, San Juan, Mendoza e Santa Fé, para incentivar o turismo local, modernizar em nível local o parque esportivo e de infra-estrutura em geral e deixar um legado para as próximas gerações.
No plano do futebol, é inegável que a ausência de Argentina, Brasil e Chile tire bastante a atratividade do torneio, venda menos bilhetes (afinal, Argentina e Brasil são os Países mais populosos da região) e diminua o interesse da TV em transmitir os jogos. Por outro lado, a Copa América conquista de vez o mercado – antes virgem – da Venezuela e traz em evidência o futebol peruano novamente. Haja vista que o Peru foi, em 2010, um dos Países que mais cresceu em termos de PIB e de renda individual. Isso significa mercado consumidor para patrocinadores, televisão e anunciantes.
Dessa maneira pode-se dizer que há equilíbrio desportivo e comercial nestas semi-finais. No lado desportivo, Uruguai e Paraguai. No plano comercial, Peru e Venezuela. Tem razão a Traffic em considerar esta edição, a melhor Copa América da história.
Em tempo: a Taça Ouro (CONCACAF) pode se juntar à Copa América (CONMEBOL) na próxima edição, em 2015, no Brasil. Com isso, seriam 16 Seleções ao todo (obviamente nem todos os Países da CONCACAF participariam da nova Copa América).
0 Responses to “Soy Loco por Ti”