Se perguntássemos às pessoas sobre o que elas conhecem ou sabem sobre o Equador, é bem provável que saibam muito pouco. No entanto, se essa pergunta fosse feita àqueles que acompanham o esporte e especificamente o futebol, possivelmente diriam: “É o país da LDU”.
A LDU (Liga Deportiva Universitária), equipe profissional da capital, Quito, venceu a Santander Libertadores em 2008, a Nissan Sul-Americana em 2009 e é finalista em 2011. O esporte e o futebol do Equador nunca foram referência. Na última década conseguiram ir a dois mundiais (2002 e 2006), mas nada que desfizesse uma imagem de azarão na América do Sul. Nas questões políticas e econômicas, o país e extremamente instável, o que contribui para um baixo investimento externo e crescimento econômico, ao forçar centenas de milhares de equatorianos a imigrarem para os Estados Unidos e Espanha, principalmente.
Essa equipe de futebol mostra através da TV, um Equador eficiente, competitivo, detalhista e objetivo. O público em geral fica com boas impressões do futebol daquele país, mas sobretudo, do Equador. Entretanto sabemos que não acontece nada disso. Assim como Franco fez com o Real Madrid nos anos 1950, Rafael Correa (presidente do Equador) pode fazer o mesmo com a LDU hoje.
0 Respostas to “Do Equador, com Eficiência”