Volta Olímpica

Jogos Olímpicos de Londres, ano 2012 d.C, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que já foi o maior Império, onde o sol nunca se punha, cujas relações comerciais trouxeram o futebol para o Brasil, mas também para o seu grande rival no esporte, a Argentina. As argentinas formam uma das melhores seleções de hóquei-na-grama feminino, conhecidas como “las Leonas”, que têm como grandes rivais as holandesas, que se orgulhavam da equipe de voleibol masculino dos anos 90, vice-campeão Olímpico em Barcelona’92 e campeão em Atlanta’96, cidade-sede da CNN (rede de TV) e da Coca-Cola. Esta última empresa, é patrocinadora TOP (Parceira Olímpica TOP), conceito de marketing esportivo criado por Michael Payne no fim dos anos 70 e início dos 80, influenciado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), que já tinha algo parecido com a mesma fábrica de refrigerantes e também com a Adidas.

Esse tipo de governança nas entidades de administração esportiva teve origem nos anos 60, aqueles da chegada do homem à lua, das revoltas estudantis na França, de Woodstock, e de quando os recém-independentes países africanos solicitavam ao mundo o não-reconhecimento de uma África do Sul que estava no auge do ‘Apartheid’. Os Sul-Africanos despontavam no tênis, natação e rúgbi, esporte com origem Britânica, assim como Stanley Rous, que presidia a FIFA, mas relutante à exclusão dos sul-africanos. Isso motivou ainda mais a candidatura do brasileiro João Havelange à presidência daquela entidade, mesmo nunca tendo sido atleta do futebol. Havelange fora nadador e jogou as Olimpíadas de 1936 pela Seleção Brasileira de pólo-aquático, em Berlim, capital do Nacional-Socialismo de Hitler, austríaco de nascimento e idealizador da ‘anschluss’, anexação da Áustria ao território alemão. Esse gesto motivou o suicídio do também austríaco e um dos maiores atletas da época, Matias Sindelar, o ‘homem-papel’, que se recusava a jogar sob outra bandeira que não a de origem, sob domínio do nazismo alemão, aliado do Império Japonês.

Império Japonês cuja miséria e pobreza do início do século XX motivou a partida de centenas de milhares de imigrantes para o mundo através de navios. Um deles era o ‘Kasato Maru’, o primeiro que trouxe muitos deles ao Brasil. Com eles, também trouxeram a luta suave japonesa, o Judô. Um século depois e o Brasil é referência mundial nesse esporte. No último fim-de-semana deu ao país uma medalha de ouro e outra de bronze nos Jogos Olímpicos em Londres, capital do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

0 Responses to “Volta Olímpica”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,522 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: