Comunicações para o Esporte

A programação esportiva da imprensa Brasileira mudou muito e para melhor. O conteúdo tem sido mais completo e abrangente, muito diferente do arroz-com-feijão que costumávamos assistir há alguns anos: eleições polêmicas nos clubes, escândalos, preparação para os jogos, provocações, etc. . De tanto que a imprensa tem condenado, os jogadores já tem tido respostas mais articuladas e são esses que mais têm aparecido. A programação tem sido mais Mundial e “Olímpica”, muito em função do crescimento da economia Brasileira, da presença dos nossos compatriotas pelo mundo, do papel social e global que possui o esporte e o Brasil ter sido escolhido País-sede de dois grandes eventos esportivos.

Trabalho esse todo de apresentador X ou Y? Não! Consequência da concorrência na área das comunicações. Com o desenvolvimento e aumento do alcance da internet e da TV paga, o rádio, a TV (tanto aberta e quanto a paga nacional) e os jornais precisaram inovar para cativar, manter e conquistar audiência, cansada das gírias, jargões e mesmices do mundo dos esportes. Ademais, atualmente são mais os canais exclusivamente dedicados ao esporte; ou ao menos que tem boa parte da grade de programação dedicada a ele. Obviamente que as “mesmices” continuam em algumas emissoras e programas, majoritariamente seguidos por telespectadores de maior faixa etária.

Como resultado disso tudo, vislumbra-se uma geração mais exigente, consciente e inserida na indústria do esporte. Como consequência disso ela exigirá e demandará transparência, excelência e  profissionalismo dessa indústria – para os resultados/produtos esportivos ou não -, caso contrário buscará outras alternativas de entretenimento.

Não apenas restrito às colunas e comentários dos comunicadores do esporte, é o próprio desenvolvimento das comunicações a serviço do crescimento e profissionalismo da indústria do esporte.

0 Responses to “Comunicações para o Esporte”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: