Foram apontados como principais fatores para o futebol ser usado para crimes financeiros: amadorismo, fácil acesso à administração dos clubes, organogramas dos clubes são complexos e descumpridos, além da internacionalização do esporte. No entanto, um fator pode conduzir a outro.
A internacionalização do esporte contribui para a pressão por resultados, competitividade e lucro. Para potenciarem estes resultados, o esporte terá que ser profissional não apenas dentro de campo, mas também em sua gestão. Uma organização esportiva direcionada ao mercado, fará com que seus organogramas sejam mais bem definidos e sua estrutura, de difícil acesso e comprometida com normas e regulamentos, a fim de um resultado comum.
Assim acontece nas empresas privadas. A expansão dos mercados é uma tentativa para conseguir lucro. A Penalty tem feito isso e uma iniciativa foi a de patrocinar o goleiro Victor Valdés, do FC Barcelona (ESP). Assim fazem também as ligas europeias, cujas partidas são televisionadas pelo mundo todo e mais e mais crianças e adolescentes compram camisas e souvenirs de clubes ingleses, italianos, espanhóis e alemães. Eventos e torneios reconhecidos em todo o mundo, geradores de emprego e renda.
Um dia – quem sabe – as organizações esportivas no Brasil sejam mesmo orientadas pelo mercado. Dessa forma, geradores de riqueza para o País.
0 Respostas to “Questões Internacionais”