Do interior

Feliz Páscoa a todos!

Esporte é investimento. Investimento para a formação pessoal, investimento para o crescimento profissional, investimento financeiro com fins comerciais. Atentemos para este último. Esporte é negócio, é comércio, o torcedor é consumidor. Menos torcedores, menos consumidores, menor o lucro. Menor o lucro, menos competitivas são as equipes profissionais. Se menos competitivas, pior o resultado. Piores resultados, menos ainda o número de torcedores. Diminui ainda mais o lucro.

Kazu, maior jogador do Japão, começou no XV

Kazu, maior jogador do Japão, começou no XV

É isso o que está acontecendo no interior do Brasil, sobretudo em São Paulo. No futebol, a diferença entre grandes clubes da capital e as equipes do interior é muito grande. Nem os que mais têm investimento sobrevivem, como o Comercial e o Botafogo, de Ribeirão Preto; o Noroeste, de Bauru. Elas já não conseguem vencer tanto, não conseguem formar e vender jogadores, cada vez menos torcedores vão aos estádios, pois preferem torcer para as formações da capital, mais ricas, competitivas e vitoriosas.

Com isso, o interior perde a sua identidade, fundamental para o desenvolvimento regional. Identidade gera compromisso, identidade fortalece a construção de uma comunidade e o trabalho em seu benefício, em forma de cooperação e comunhão. Identidade é auto-estima. Não há identidade, logo, corre-se o risco de não haver auto-estima.

Qual a solução? Mantenham-se ao futebol se quiserem, mas trabalhem com o que é de casa. Formem as ‘pratas-da-casa’ e construam, desde a base, essa identidade. Recomecem-na. Ou então, construam essa identidade através de outras modalidades. Exemplo claríssimo disso é a equipe de rúgbi de Jacareí, no Vale do Paraíba. Com garotos de lá, a modalidade tem levado o nome da cidade Brasil afora. O mesmo acontece em São José dos Campos. A ‘Águia do Vale’, a equipe de futebol do São José EC já não chega perto da contribuição à sociedade joseense assim como faz o rúgbi local.

O interior já tem menos habitantes, logo, menos torcedores e, claro, menos consumidores. Quanto mais consumidores, melhor. E o futebol atingiu um ponto em que ou se tem muito investimento – como as equipes do Audax e do Red Bull -, ou mercado consumidor. É possível ter mercado consumidor com o esporte no interior? Sim. Para isso, é preciso recriar a identidade e, com ela, cativar e fidelizar os consumidores.

Escrevo isso por que o meu clube, o XV de Jaú, caiu. Hoje. O que aconteceu com o XV hoje, aconteceu com a Inter de Limeira também, campeã paulista de 1986! E pode ser o destino de outros tantos clubes. O futebol tem solução no interior, sim. Mas acredito no rúgbi como importante fator para a reconstrução de uma identidade com base nos valores que só ele possui.

Feliz Páscoa uma vez mais!

0 Responses to “Do interior”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.767 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: