Europeias

Eurocopa 2012: russos e polacos se enfrentam nas ruas, antes do jogo entre as duas seleções. Notícia antiga, é verdade. Problema mais antigo ainda. Há séculos esses dois povos não se entendem. Invasões, controle político, emboscadas, atentados. A Rússia sempre interferiu no cotidiano da Polônia. E, claro, os poloneses nunca gostaram disso.

E ainda acham que um jogo de futebol poderia trazer a paz entre eles! E ainda acreditam que o Pelé parou uma guerra, na África, nos anos 70. São lendas, criadas para vender supostos mitos e heróis. Não serão 90 minutos que colocariam fim a centenas de anos de divergências. Não existe isso. Ainda mais com a vitória de uma equipe sobre a outra. Se a Rússia vence, simbolicamente os russos mantêm um ‘domínio’ sobre a Polônia. Se ganham os polacos, simbolicamente a Polônia é superior à Rússia. Em 2007 a União Europeia de Futebol fez a besteira de colocar Armênia e Azerbaijão no mesmo grupo de apuramento ao Mundial FIFA 2010. Armênios e azeris se odeiam desde suas primeiras gerações. Foi preciso cancelar os dois jogos.

Que dentro de campo e do recinto esportivo, que as boas atitudes prevaleçam entre os jogadores e torcedores. Infelizmente esta consciência está entre aqueles com bom poder aquisitivo, que podem comprar bilhetes para jogos como este. Ou seja, boa parte da população não tem acesso a ele. Fora dele, difícil o esporte colocar fim a um passado de ódio, submissão e repressão. Achar que uma bola vai resolver esses problemas e que os torcedores deveriam se esquecer disso e agir com fair-play é, no mínimo, inocência.

1 Response to “Europeias”


  1. 1 Cristiane 21/06/2012 às 1:50 pm

    Oi Vir, excelente texto, como sempre…
    Essa história de usar o futebol para traçar paralelos entre momentos ou questões políticas, ou que o futebol pode resolver divergencias já era tratada muito antes do Pelé parar a guerra na Africa..
    Num dos seus textos sobre futebol,Gabriel García Marquez escreveu mais ou menos assim: “que se os homens de hoje ( o texto foi escrito em 1950 ) tivessem um sentido menos trágico da vida, O Oriente e o Ocidente poderiam resolver suas diferenças com uma partida de futebol, com Stalin de centroavante de um lado e Truman do outro.”
    E olha que á principio ele não gostava de futebol, e só foi descobrir o que era essa devoção e encanto que o futebol exerce quando viu pela primeira vez Heleno de Freitas em campo..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: