Europeias

Eurocopa 2012: russos e polacos se enfrentam nas ruas, antes do jogo entre as duas seleções. Notícia antiga, é verdade. Problema mais antigo ainda. Há séculos esses dois povos não se entendem. Invasões, controle político, emboscadas, atentados. A Rússia sempre interferiu no cotidiano da Polônia. E, claro, os poloneses nunca gostaram disso.

E ainda acham que um jogo de futebol poderia trazer a paz entre eles! E ainda acreditam que o Pelé parou uma guerra, na África, nos anos 70. São lendas, criadas para vender supostos mitos e heróis. Não serão 90 minutos que colocariam fim a centenas de anos de divergências. Não existe isso. Ainda mais com a vitória de uma equipe sobre a outra. Se a Rússia vence, simbolicamente os russos mantêm um ‘domínio’ sobre a Polônia. Se ganham os polacos, simbolicamente a Polônia é superior à Rússia. Em 2007 a União Europeia de Futebol fez a besteira de colocar Armênia e Azerbaijão no mesmo grupo de apuramento ao Mundial FIFA 2010. Armênios e azeris se odeiam desde suas primeiras gerações. Foi preciso cancelar os dois jogos.

Que dentro de campo e do recinto esportivo, que as boas atitudes prevaleçam entre os jogadores e torcedores. Infelizmente esta consciência está entre aqueles com bom poder aquisitivo, que podem comprar bilhetes para jogos como este. Ou seja, boa parte da população não tem acesso a ele. Fora dele, difícil o esporte colocar fim a um passado de ódio, submissão e repressão. Achar que uma bola vai resolver esses problemas e que os torcedores deveriam se esquecer disso e agir com fair-play é, no mínimo, inocência.

1 Response to “Europeias”


  1. 1 Cristiane 21/06/2012 às 1:50 pm

    Oi Vir, excelente texto, como sempre…
    Essa história de usar o futebol para traçar paralelos entre momentos ou questões políticas, ou que o futebol pode resolver divergencias já era tratada muito antes do Pelé parar a guerra na Africa..
    Num dos seus textos sobre futebol,Gabriel García Marquez escreveu mais ou menos assim: “que se os homens de hoje ( o texto foi escrito em 1950 ) tivessem um sentido menos trágico da vida, O Oriente e o Ocidente poderiam resolver suas diferenças com uma partida de futebol, com Stalin de centroavante de um lado e Truman do outro.”
    E olha que á principio ele não gostava de futebol, e só foi descobrir o que era essa devoção e encanto que o futebol exerce quando viu pela primeira vez Heleno de Freitas em campo..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.755 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: