Financiamento Coletivo em Prol do Esporte

por Flávio Perez, da SalveSport

reebokcobjos1996A SalveSport, uma recente plataforma de financiamento coletivo 100% esportiva, ajuda a psicóloga e pesquisadora Kátia Rubio a conseguir arrecadar fundos para concluir o projeto Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros. Após 40 dias de ação, a campanha já ultrapassou a marca dos R$ 120 mil, valor mínimo da iniciativa. A enciclopédia irá retratar as conquistas dos atletas do País desde os Jogos de 1920 até 2012, além de traçar o perfil dos 1.872 atletas olímpicos que participaram do maior evento do planeta.

“Foi como uma verdadeira maratona virtual e presencial. Eram pelo menos 18 horas por dia no ar fosse de São Paulo ou de qualquer outro lugar onde estivesse fisicamente. Foram incontáveis reuniões, presenciais e virtuais, com pessoas que fui conhecendo ao longo do processo e que queriam colaborar de alguma forma. Foram muitas promessas, mas muito mais ações, para não deixar a pesquisa parar. E, quando atingimos o mínimo, foi como se estivesse entrando no estádio olímpico para dar a volta final de uma maratona. Estava cercada de muita gente, cada um em sua casa, em algum lugar com um computador ou telefone, acompanhando os momentos finais da arrecadação”,  diz Kátia Rubio, que ofereceu aos padrinhos recompensas como uma velejada com Lars Grael e meligeni_lars (1)um jogo de tênis com Fernando Meligeni.

O Brasil esteve representado em 16 das 25 edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, conquistando a primeira medalha olímpica em Antuérpia (1920). Até os Jogos de Londres (2012) o Brasil totalizou 109 medalhas, sendo 23 de ouro, 31 de prata e 55 de bronze, das quais apenas 14 foram ganhas em modalidades coletivas. Essa é uma indicação do quanto o esporte nacional sobrevive à custa de esforços individuais, uma vez que o processo de formação de equipes esportivas é complexo e envolve mais do que a soma de valores individuais, necessitando de tempo e a construção de vínculo entre os atletas e comissão técnica para que resultados positivos sejam alcançados.

Sobre a SalveSport – O site www.salvesport.com é uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) exclusiva para as modalidades esportivas. Atletas, treinadores, gestores e escritores, por exemplo, podem tornar, de maneira segura, seus projetos pessoais voltados ao universo esportivo em prática. A ação chamada também de “vaquinha pela internet” nada mais é que um patrocínio em pequenas cotas. Para participar da SalveSport, o autor precisa apenas publicar de maneira gratuita sua ideia e qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com os projetos. Além da contribuição com valores pré-definidos, existe a opção de doação livre. Em todos os casos, a pessoa pode optar pela participação anônima. Cada campanha dura 40 dias, no mínimo, podendo chegar a 55 dias.

0 Responses to “Financiamento Coletivo em Prol do Esporte”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: