Cerimonial

Além dos resultados esportivos nos Jogos Olímpicos serem importantíssimos para contribuírem com a imagem percebida de um país e, consequentemente, seu produto, a cerimônia de abertura dos Jogos também são.

Sochi Olympics Opening CeremonyAo observar o de Sochi na última sexta (7/2) e ter tido uma aula sobre a história russa e seus grandiosos feitos, desde a Idade Média por terra até a era Soviética com o espaço. Ao mesmo tempo relacionava o que via na cerimônia com todos os impasses e polêmicas em que os russos estão envolvidos: Daguestão, Abkházia, Chechênia (todos ali perto), Ucrânia, Gazprom (empresa que foi alvo de campanha do Greenpeace no oceano ártico) e a questão homossexual, além de outros não menos importantes, mas numerosos para serem listados neste texto. Foi uma cerimônia para celebrar o país-sede. Por alguns instantes poderia colocar o de negativo em ligeiro esquecimento. Entretanto algumas tropeços (como o de um anel Olímpico não ter sido aceso) puseram isso em cheque.

Depois de tudo isso nada me impressionava em ver a bandeira russa a tremular incansável e constante no estádio ao lado da bandeira dos Jogos, tímida.

0 Responses to “Cerimonial”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: